albatroz - images, songes & poésies

albatroz - images, songes & poésies

a dor continua a matar a sede a um ror de gente !...

bacalhau.jpg

 

Vê-se bem manganao, este teu bacalhau tem pinta !... é uma posta alta de um autêntico Gadus morhua de pele clara, daqueles que se desfazem às lascas como Dalai Lamas o prefere e exige cada vez que està de passagem em Lisboa para acender pauzinhos de incenso e entoar umas ladainhas, a pedido da benemérita SPA (Sociedade Protetora de Analfabertos).

 

[mas estou a desviar-me do assunto... porra ! ]

 

Dizia-te eu : é pena, que so me tenhas esperado 10 minutos para comê-lo em vez de 10 meses e pico como manda a praxe... Teria descido a ladeira com o carrinho de arame azul que passa por Freixo de Espada à Cinta, desce por esse Vale de Lagrimas abaixo para desaguar ao pé de tua casa de quatro paredes caiadas e um cheirinho ao canil inesquecivel !

Seria um arraial ! Teriamos festejado juntos o Dia Mundial da Azeitona de Baixa da Banheira, esse "precisoso recurso alimentar caseiro para tempos de guerra e fome" como acaba de o considerar tao a proposito a Unesco que, pela mesma ocasiao, a declarou patrimonio mundial da humanidade (ao mesmo titulo que o Grande Carnaval de Granville, na Mancha, o carnaval das 57 carroças eletrificadas e floridas, 5 ranchos folcloricos, 3 bandas filarmonicas e mil e um figurantes encartados da FECC - Federaçao Europeia dos Carnavais Castiços).

Mas estou convencido que voltaremos a ter nova oportunidade de deitar meia duzia de foguetes fora de horas, com os famosos Ovos Moles de Sarilhos Grandes que nos preparas como sobremesa-surpresa deste funesto verao 2014, quando do teu regresso à base parisiense

Oxalà ! oxalà !... porque, como sabes, ele é o maior dos maiores, apezar do desconforto da sua divina caspa !

 

Desta vez, nao te esqueças de me prevenir com tempo porque, como sabes, a minha cebola suiça é um modelo economico, so dà horas uma vez por mês .

 

E ja agora, uma recomendaçao : palmilhando esse jardim babilonico de alto a baixo, como o fazes ritualmente todos os anos, aconselho-te a seres akatado & cumedido nas tuas demonstraçoes patrioticas habituais. Nao te esqueças que passas fêrias num pais iskizitu : as bananeiras sem fruto medram nos canteiros mais sombrios dos jardins ; o pirolito é uma bebida altamente reputada no painel da grande mercearia tradicional; o pao-de-lo anda tao desleixado que é so para burros; os banqueiros chamam-se todos, ou quase todos, Espirito Santo; o presidente da freguesia de Belém so corta fitas por atacado devido à artrose cronica da sua mao direita; o pinheiro manso é um pobre cavaco que arde sem chamas; o caralho continua a ser, de fato e macaco, um três silabas em plastico para uso caseiro corrente e permanente; os milagres caem todos num dia 13 e o salarios so caem quando calha. E agora mesmo, para mal dos meus pecados, acabo de o saber, que o Tribunal Constitucional é a nova sede do partido comunista local, acabadinho de ser reconstruido ao telefone pelo badalado arquiteto Estamosnameyer ! isto é obra, rapaz !

 

Resumindo e concluindo, a dor continua a matar a sede a um ror de gente !... valha-nos Nossa Senhora das Taipas & do comercio exterior ! amén. 

 

 

Braz da Costa

août 2014



19/08/2014
2 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 839 autres membres